O Centenário do Brasil

Olá,

Neste post irei tratar de um centenário brasileiro importantíssimo, o do Niemeyer. Quem não conhece deve estar se perguntando quem é Niemeyer? Eu falo do arquiteto Oscar Niemeyer.
Niemeyer nasceu em 15 de dezembro de 1907 na cidade do Rio de Janeiro. Começou a arte da arquitetura em 1934 em um pequeno escritório. Além de um arquiteto renomado, ele possui alguns importantes contatos no mundo político como o do ex-ditador cubano Fidel Castro, pois tendia mais para o lado comunista das coisas.
Niemeyer se envolveu nas obras políticas através de Juscelino Kubitschek, que encomendou um conjunto de obras que são conhecidas como Conjunto Arquitetônico da Pampulha que é nesse mesmo conjunto que os azulejos pertencem à Cândido Portinari. Oscar foi um arquiteto fundamental para a construção da Sede das Organizações das Nações Unidas pois além de criar um projeto ele foi aprovado e erguido e está localizado em Nova York, nos Estados Unidos.
Na década de 50, Niemeyer projeta o Parque do Ibirapuera e o Edifício Copan. Em meados de 1960 ele projeta o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto e o Edifício do Congresso Nacional, obras da nossa capital federal que foram aprovadas por JK. Foi exilado durantes os anos da ditadura militar devido aos laços com o comunismo. Volta ao Brasil entre o período de 1980 e 1990, e já conquista grandes projetos como o Sambódromo do Rio de Janeiro, a Rodoviária de Londrina e o Memorial da América Latina em São Paulo. Em 2007, completa 100 anos de vida e com muita auto-estima e uma saúde de dar inveja. Foi nesse ano que recebeu diversas condecorações de diversos países entre eles França e Rússia.
Como um arquiteto renomado e com uma Copa do Mundo à caminho do país, ele já se dispôs à projetar algum dos estádios. Um arquiteto que completou 104 anos e escreveu seu nome na história do país e do mundo por influenciar a arquitetura moderna. Para os estudantes de arquitetura e artes ele é uma inspiração e para os outros é um ícone de sucesso e reconhecimento, um centenário que marcou 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas