Como é trabalhar em órgão público
Boa tarde pessoal!
Desculpem por sumir tanto tempo daqui, essa correria de cada dia é complicada e muitas coisas que aconteceram nestes anos todos que preciso desabafar algum momento. O texto de hoje é um desses desabafos, sobre como é trabalhar para o governo.
Desde 2016 sou contratado de uma empresa de tecnologia em que presta serviço para os mais diversos órgãos públicos de São Paulo. Já trabalhei numa autarquia de São Bernardo do Campo, onde fiz muitos amigos e era um ambiente super agradável de se trabalhar, só não foi o melhor por conta da falta de investimentos decorrentes do desvio de dinheiro que assombra a autarquia fazem anos.
Atualmente trabalho em dois conselhos de classes da capital paulista, o grande problema dos órgãos públicos, assim como do país, é a alta burocracia que os envolve. Uma pessoa terceirizada é caracterizada como "passageira", pois só pode trabalhar ali 5 anos consecutivos e caso não seja contratada pela nova empresa que assumir, tem que sair da empresa. O problema disso é que quando o funcionário, dedica todo seu tempo, veste a camisa da empresa, faz de tudo e o possível para cumprir com suas obrigações, os funcionários efetivos e de carreira, simplesmente passam a bola dos seus serviços para estes terceirizados.
Acaba sobrecarregando o mesmo e ainda pedem para dar prioridade nas coisas em que te passam, como se fosse nossa obrigação ou função, o pior de tudo é que temos que acatar, pois tudo é motivo para reclamar e passível de justificar a troca de empresa. Outro problema é os diretores e conselheiros que são eleitos, que ficam arrumando desculpas para não aprovar tal orçamento ou inventando coisas, para que reorganizem os orçamentos ou fazer diferente. Por exemplo, nestes tempos de pandemia, a moda são reuniões virtuais, no começo cotei Teams, Zoom e Meet, na ocasião o vice presidente que se diz expert em TI, falou pra escolher o Teams. Fechamos e passado 3 meses, já começaram a reclamar, resultado, virou o ano, nova cotação. Desse vez, o Zoom é a bola da vez, fiz as cotações e agora o valor está muito caro, porém ela nos atende além da conta, teremos treinamento para todos e suporte 24/7. Agora resolveram escolher o Meet, conclusão, gasto meu tempo procurando empresas, converso com vendedores, fazem as propostas e aí ficam nesse empurra pra lá empurra pra cá, pra no final não escolherem nenhum e ficar a Deus dará.
A legislação tem que mudar e a mente dessas pessoas que assumem cargos públicos, porque estamos nessa pindaíba de país de terceiro mundo por conta disso, seria mais simples e menos burocrático se as coisas fossem escolhidas por característica técnica.
Foi mais um desabafo mesmo pessoal, preciso trazer conteúdo novo, tenho alguns em mente, preciso parar para trazer e interagir novamente com vocês.
Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário